sábado, 8 de dezembro de 2012

Boletim da Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes - Número 2 - Dezembro de 2012
Para aqueles cuja hora chegou
Nunca é tarde demais! (...)
Frequente a escola, você que não tem casa!
Adquira conhecimento, você que sente frio!
Você que tem fome, agarre o livro: é uma arma.
Você tem que assumir o comando*.
 
Bertolt Brecht (1898-1956), poeta, dramaturgo e revolucionário alemão, escreveu esses versos (parte do seu poema Elogio do Aprendizado) para enfatizar a importância do conhecimento como instrumento indispensável da classe trabalhadora na sua luta pela emancipação.
Nessa mesma perspectiva, movimentos sociais brasileiros construíram e mantêm em funcionamento a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), que desde 2005 oferece cursos voltados para a formação de ativistas e dirigentes das lutas populares. Nos sete primeiros anos de existência da ENFF, já passaram por ela cerca de 20 mil militantes, procedentes de todo o Brasil, de outros países da América Latina e também da África.
A Escola – como é chamada, carinhosamente, pelos seus professores, alunos e amigos mais próximos – foi erguida no município de Guararema, a 70 quilômetros de São Paulo, com o trabalho voluntário de mais de 1 mil trabalhadores sem terra e simpatizantes do MST e de outras organizações sociais. O terreno, de 30 mil metros quadrados, abriga três salas de aula (com capacidade total para 200 pessoas), um auditório e dois anfiteatros, além de dormitórios, refeitórios e uma biblioteca com 40 mil livros.
Para levar adiante seu trabalho, a ENFF conta apenas com a contribuição dos próprios movimentos sociais e o apoio solidário de entidades e indivíduos, no Brasil e no exterior. É exatamente essa a razão da existência da Associação Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes (AAENFF), formada em dezembro de 2009 por um grupo de intelectuais, professores, militantes e colaboradores da nossa Escola.
Os objetivos, claramente definidos naquela ocasião, se mantêm os mesmos:
1. Divulgar as atividades da ENFF, por todos os meios possíveis;
2. Agrupar, como associados, um número cada vez maior de simpatizantes da Escola, comprometidos a contribuir financeiramente para a sua sobrevivência;
3. Promover atividades, contatos, encontros e campanhas para angariar recursos para a Escola.
Nesses primeiros 3 anos de existência, a AAENFF alcançou amplo sucesso em sua tarefa de ajudar a Escola a difundir conhecimentos voltados para a transformação social. Graças à dedicação e à generosidade dos companheiros que integraram o nosso primeiro Conselho de Coordenação (José Arbex Junior, Maria Orlanda Pinassi e Carlos Duarte) e Conselho Fiscal (Caio Boucinhas, Delmar Mattes e Carlos de Figueiredo), a AAENFF constituiu um quadro de associados hoje com 700 integrantes, realizou cursos e outras atividades de destaque no campo político das lutas populares. E – o mais importante, já que o nosso foco é o apoio financeiro – contribuiu em uma escala que já é significativa, embora ainda modesta, para que a Escola pudesse prosseguir em suas atividades.
Agora com sua composição renovada, a direção da AAENFF tem diante de si o desafio de intensificar o trabalho já iniciado, com a adesão de novos sócios e a busca de novas entidades dispostas a contribuir de modo solidário com a missão da Escola Nacional Florestan Fernandes. Nosso empenho prioritário é tornar a ENFF mais conhecida, principalmente entre os sindicatos e associações profissionais, assim como no ambiente universitário.
Precisamos da sua ajuda, mais do que nunca, para manter um aporte regular de recursos para a Escola, para trazer novos amigos à AAENFF e divulgar as atividades que planejamos. Contamos com o nosso quadro de associados e simpatizantes para fazer os contatos necessários à adesão de novos colaboradores, em âmbito individual ou coletivo. Todas as ideias e sugestões nesse sentido são mais do que bem-vindas: representam uma ajuda preciosa em um contexto em que a Escola ainda carece das bases de apoio material indispensáveis para a sua consolidação.
Do mesmo modo, as visitas que promovemos, a cada último sábado do mês, são importantes para que mais e mais gente possa conhecer de corpo presente, individualmente ou em grupo, o valioso trabalho de formação política e cultural que está sendo desenvolvido pela ENFF.
É como esse chamado à mobilização e à solidariedade que nós, responsáveis pela condução da Associação Amigos da Escolha Nacional Florestan Fernandes, escolhidos para o período de setembro de 2012 até setembro de 2015 na assembleia geral realizada em 01 de setembro de 2012, apresentamos nossos nomes e nos colocamos à disposição de tod@s vocês:
Conselho de Coordenação:
· Igor Fuser
· João Elias Nery
· Carlos Alberto Duarte
Conselho Fiscal:
· Armando Boito Junior
· Carlos Macdowell de Figueiredo
· Dora Martins
Vamos em frente, companheirada, há muito o que fazer – e só avançaremos com a sua ajuda. Para citar mais uma vez o mestre Brecht, os trabalhadores têm de assumir o comando!
Abraços a tod@s!
* Bertolt Brecht, "Elogio do Aprendizado", in: Poemas 1913-1956, São Paulo, Brasiliense, 1986, p.121.
ATIVIDADES REALIZADAS NA ENFF NO 1º SEMESTRE
No primeiro semestre deste ano foram 9 cursos e outras atividades formativas realizadas na nossa Escola. Estas atividades foram amplas e de conteúdo variado, abarcando tanto atividades direcionadas à formação de dirigentes e formadores do MST e de movimentos da Via Campesina, cursos para militantes de organizações de outros países latinoamericanos e também a Semana Florestan Fernandes. Também realizamos uma ação importante que foi a construção do Plano Diretor da ENFF, na qual a AAENFF teve um papel salutar, e que vem contribuindo para a otimização dos recursos e consequente diminuição dos custos mensais necessários à manutenção da ENFF. Aqui apresentamos as principais atividades que ocorreram no período.
1. Curso Especialização Lato Senso Educação e Linguagens e Escola do Campo, parceria do ITERRA/ENFF com a Universidade de Brasília (UnB) que ocorre em regime de alternância (tempo escola e tempo comunidade). Organizada em cinco etapas, a atividade tem como objetivo dar continuidade ao processo formativo dos educadores do campo, em nível de pós-graduação, com vistas à consolidação da formação intelectual e humana, em uma perspectiva emancipadora, de educadores inseridos nas escolas do campo e na realidade camponesa. Tem participação de 43 educadores e educadoras, que atuam em escolas de assentamentos da Reforma Agrária. A 1ª etapa foi desenvolvida no período de 15 de janeiro a 10 de fevereiro e a 2ª etapa durou de 8 a 28 de julho de 2012, na ENFF.
2. Curso Uma introdução Sistemática à Obra de Karl Marx, que tem a finalidade de propiciar aos participantes, através do acesso direto aos textos marxianos, um conhecimento sistemático do pensamento do autor, aberto à problematização e à crítica. Trabalhando sobre os textos essenciais de Marx (e alguns elaborados com a colaboração de Engels), na sequência da sua produção, procura-se oferecer aos participantes a apreensão da dinâmica do pensamento de Marx, da juventude aos textos derradeiros. Concluiu a II turma de 26 a 30 de março de 2012, com participação de 27 militantes do MST, Assembleia Popular, movimento estudantil, Consulta Popular. E começou a III turma em julho.
3. III turma do curso Teoria Política para Dirigentes e Formadores de Movimentos Sociais do Brasil. O curso visa contribuir com o processo de formação de militantes dos diversos movimentos sociais do Brasil e fortalecer o intercâmbio de experiências no campo da formação e dos desafios orgânicos dos movimentos sociais. Organiza-se em três etapas de 15 dias.
4. Preparatória para a Brigada Internacionalista do Haiti, com 4 militantes (3 do MST/BR e 1 da Argentina), no período de 13 de março a 30 de abril.
5. IV turma do curso Formação de Formadores Latino-americano. O curso visa formar militantes de diferentes movimentos sociais e políticos da América Latina, com capacidade para contribuir em suas organizações, em seus países de origem. Constitui, ao mesmo tempo, um espaço de aglutinação e articulação política dos vários processos de lutas existente nas organizações e movimentos da região. Ocorreu no período de 28 de maio a 8 de agosto de 2012, com participação de 57 pessoas de 39 organizações e 15 países.
6. III turma do curso Especialização em Estudos Latinonamericanos, uma parceria do MST/ENFF com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A atividade tem como objetivo promover o estudo dos processos de formação socioeconômicos, políticos e culturais da América Latina, buscando elementos para entender a situação em que vivemos e possibilitar um maior intercâmbio entre educadores/dirigentes de movimentos sociais do Brasil e demais países da América Latina. É organizado em quatro etapas, com duração de aproximadamente 21 dias cada etapa. A 1ª etapa realizou-se no período de 2 a 22 de julho, com 13 organizações de seis países.
7. Curso intensivo de Inglês, com o objetivo de preparar brigadas internacionalistas para África do Sul, Moçambique e Noruega, no período de 9 de julho a 6 de agosto, com participação de 9 militantes do MST.
8. III turma do curso de Formação para Dirigentes do MST. O curso teve por objetivo contribuir com o processo de formação de militantes e formadores do MST, aprofundando o estudo nas áreas da filosofia, história (América Latina e Brasil), Economia Política, Teoria da Organização. Ocorreu no período de 16 de julho a 29 de agosto, com participação de 27 militantes de 11 estados.
9. 4ª Semana Florestan Fernandes. Aconteceu de 20 a 25 de agosto, com o objetivo realizar um estudo da obra de Florestan Fernandes, aprofundando suas principais contribuições à análise do Brasil e homenagear e difundir seu legado histórico, através do debate crítico na práxis revolucionária dos Movimentos Sociais.
10. Plano Diretor da ENFF. Realizada por meio de várias reuniões e uma oficina de construção do plano. A 1ª oficina teve por objetivo fazer uma avaliação preliminar da política de sustentabilidade da ENFF e obter contribuições para a consolidação de uma política de sustentabilidade para a Escola. Participaram desse processo dirigentes do MST, estudantes da ENFF, Associação dos Amigos da ENFF e estudantes da FAU-USP.
11. Visitas e outras atividades: visitas periódicas à AAENFF (destinada a um público amplo de pessoas interessadas); Encontro Red CLACSO de Posgrados en Desarollo Rural en América Latina y Caribe; Encontro Sindical Educadores Populares (Núcleo Sindical-ENFF, 48 pessoas, região sudeste); visita de estudantes da UniNove; visita da Juventude Metalúrgicos do ABC (30 pessoas, estado de São Paulo); visita de estudantes da USP/Piracicaba (40 pessoas); visita de intercâmbio Brasil e África; visita de estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia (São Caetano do Sul, SP); visita e intercâmbio com estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Rio da Ostras (RJ); encontro da Via Campesina; visita de estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; visita de alunos e professores do Centro Universitário Fundação Santo André (SP); Intercâmbio com jovens da entidade Desenvolvimento e Paz – D&P, Canadá; encontro do SINTRAEMFA(Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança ao Adolescentes e à Família do Estado de São Paulo); lançamento do Dicionário da Educação do Campo; encontro internacional do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), com a participação de 30 pessoas, de 10 países; visita de estudantes do Grupo Galícios, da Galícia (Espanha).
Agenda
Com o objetivo de mais pessoas conhecerem a ENFF e, desta forma, contribuírem com a sua manutenção e funcionamento, a AAENFF realiza várias atividades como debates, cursos e visitas.
As visitas à ENFF são mensais e tem sido uma excelente oportunidade para que mais pessoas conheçam a sua proposta pedagógica.
Veja a programação no site http://www.amigosenff.org.br, para participar da visita entre em contato através do e-mail visitaenff@amigosenff.org.br.
A voz dos sócios
Aqui é o espaço de comunicação entre você e a AAENFF, escreva para nós, dê sua opinião, sugestão e ajude-nos a fortalecer ainda mais a comunicação!
A AAENFF tem mais um canal de comunicação com você, entre no nosso perfil no Facebook: Clique aqui e seja nosso amigo!
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES
Rua Abolição, nº167, Bela Vista, São Paulo/SP, Cep: 01319-030, Brasil
Telefones: (55.11) 3105-0918 / 99454-9030

Nenhum comentário:

Postar um comentário