domingo, 19 de junho de 2011

Artigo: "O assentamento Bela Vista e algumas reflexões sobre a relação Trabalho Rural e Educação"


Na edição de junho de 2011 a Revista  Histedbr on- line lançou o artigo intitulado “O assentamento Bela Vista e algumas reflexões sobre a relação Trabalho Rural e Educação”, com autoria de Marcos Cassin e Samila Bernardi do Vale, coordenadores do Instituto Cultural Lyndolpho Silva. Segue abaixo o resumo do artigo, assim como o link que dá acesso ao texto.
Tendo como tema geral a relação entre Trabalho Rural e Educação o artigo faz uma análise dos dados obtidos em pesquisa realizada no assentamento Bela Vista do Chibarro, em Araraquara. Tomando este assentamento como uma importante experiência dos movimentos sociais que lutam pela Reforma Agrária e Educação para os que vivem do trabalho no campo, o texto coloca em debate a importância de uma educação que através dos conhecimentos gerais e científicos permitam com que os filhos dos assentados compreendam, atuem e contribuam na solução de problemas sociais, políticos, culturais e específicos da produção e da organização do trabalho no campo.

Um comentário:

  1. Sou sobrinho de assentado nesta localidade e passei a minha infancia la. Meus pais e avos foram colonos da antiga usina (de acucar) Tamoio que foi proprietaria da area mas que antes (na epoca da cultura cafeeira) foi do Coronel Francisco Pinto Ferraz. Ocorre que la existe um casarao (com senzala e tudo) abandonao e estou comecando a buscar contatos para a sua restauracao. Uma judiacao como esta esta construcao. Um grupo de jovens em 2008 aqui de Sao Paulo Capital, fez um estudo de meios muito interessante, Segue link: http://www.veracruz.edu.br/trabalhoaluno/escola/em/estudomeio_ribeiraopreto/Ensaios/16.html

    ResponderExcluir