Em 19 de junho passado os companheiros do ICLS, Mirian, Samila, Cassin e Emerson, estiveram na cidade de Barra Bonita, no centro do estado de São Paulo, onde se reuniram com cerca de 20 líderes de trabalhadores rurais assalariados daquela região, vindos das cidades de Bariri, São Manoel, Itapui, Barra Bonita, Boa Esperaça e são Manoel. Entre os participantes, estão 4 presidentes de sindicatos de trabalhadores rurais assalariados e 3 diretores da FERAESP. Fruto da parceria FERAESP/ICLS, que visa levarmos um trabalho de formação política e cultural capaz de criar novos quadros da vanguarda sindical e dos movimento sociais mais conscientes das dificulades e necessidades da luta de classes.
Os trabalhadores expressaram as suas preocupações com: sua formação política, capacidade de organização, a mecanização do campo, e a falta de conhecimento do neoliberalismo e estrutura do Estado. O encontro que durou cerca de quatro horas terminou com a definição dos métodos a serem utilizados pelo ICLS na apresentação dos vários temas a serem estudados e da próxima data de encontro que ficou para 10 de julho próximo.
Este já é o segundo trabalho de campo iniciado pelo Instituto Cultural Lyndolpho Silva, sendo o primeiro a parceria no projeto de extensão da USP Ribeirão Preto, cujos trabalhos preliminares já começaram na cidade de Altinópolis, região de Franca.
No dia 27 de junho, repetiremos o encontro, agora na cidade de Itapetiniga, que reunirá lideranças de assentamentos, usina de açucar e pequenos produtores, também parceria com a FERAESP (Federação dos Trabalhadores Rurais Assalariados do Estado de São Paulo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário